category: 263
category: 37
category: 67
category: 85
Campanha contra a dengue vai intensificar ações de prevenção - Site do bairro da Engenhoca

Campanha contra a dengue vai intensificar ações de prevenção

1fe20-pC3A9ricles-rodrigues-150705
Campanha contra a dengue vai intensificar ações de prevenção

Vice-prefeito Axel Grael lançou o plano, acompanhado de secretários

A Prefeitura lançou nesta quarta-feira (14) o plano da campanha “Niterói contra a dengue”, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção à doença em toda a cidade. O trabalho será realizado pela secretaria de Saúde em parceria com outras pastas, como a de Conservação e Serviços Públicos, Educação, Ciência e Tecnologia, Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin).

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses vai realizar mutirões intersetoriais, todos os fins de semana em diferentes locais da cidade, reunindo agentes de endemias que fazem a visitação em residências, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito da dengue. Além disso, serão feitas atividades educativas nas escolas, em parceria com a Educação, transformando as crianças em multiplicadores dos conhecimentos sobre a prevenção à dengue. Outra medida importante é a participação dos funcionários da Seconser e Clin promovendo ações de limpeza e capina.

O vice-prefeito, Axel Grael, destacou o bom resultado do trabalho das equipes em relação aos números da dengue.

“O resultado do baixo número de casos da dengue no município, principalmente em relação a outras regiões, não acontece por acaso. Isso mostra um trabalho sistemático da Saúde, de esforço, em parceria com outras secretarias e que estamos acertando nas estratégias”, disse.

O Vital Brazil será o primeiro bairro da cidade a receber o mutirão da campanha, no próximo sábado, às 9h, com a participação de 60 agentes do CCZ e funcionários da Clin fazendo retirada de entulhos e carcaças. 

O município também conta com seis comitês regionais, nas policlínicas do Centro, de Santa Rosa, do Fonseca, do Largo da Batalha, de Itaipu e da Engenhoca, que se reunirão mensalmente para discutir as necessidades de cada região, a fim de combater a infestação pelo mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, evitar uma epidemia de dengue no próximo verão. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, o trabalho contra dengue é intenso e ocorre durante todo ano, e não apenas no verão, o que resulta em baixo número de casos no município. 

“Nosso objetivo principal é evitar óbitos por dengue, além de informar a população como prevenir a doença, sobre a gravidade dos sintomas e manter a mobilização comunitária”, declarou.

Disque Dengue – A população pode solicitar visitas dos agentes de endemias e denunciar possíveis focos do mosquito da dengue pelo telefone 2621-0100, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 14h.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br