category: 37
category: 67
category: 85
Niterói anuncia estratégia para combater a dengue - Site do bairro da Engenhoca

Niterói anuncia estratégia para combater a dengue

Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses fará reforço dos mutirões. Foto: Arquivo / Alcyr Ramos
Niterói anuncia estratégia para combater a dengue

Campanha contra a doença será lançada nesta segunda. Operação, que vai contar com diversas secretarias, terá ações educativas em escolas e visitação em residências

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, lançam na segunda-feira, às 16h, a campanha “Niterói: Todos juntos Contra Dengue”, no auditório da prefeitura.

Com o objetivo de intensificar as ações de combate e prevenção à doença, o trabalho envolverá outras secretarias, como a de Conservação e Serviços Públicos, de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Ordem Pública de Niterói, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói.

Entre as ações da campanha, estão a realização de ações educativas, através de palestras e atividades em escolas, orientando pais e alunos a como se prevenir e combater a doença, uma parceria da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses fará reforço dos mutirões intersetoriais, ações que acontecem todos os fins de semana em diferentes locais da cidade, reunindo agentes de endemias que fazem a visitação em residências, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito da dengue. 

Além disso, os seis comitês regionais vinculados a Policlínica Regional de Itaipu, Policlínica do Largo da Batalha, Policlínica Sérgio Arouca, Policlínica Guilherme March, Policlínica da Engenhoca e Policlínica Carlos Antônio da Silva identificarão, em sua região, problemas de foco de dengue e mobilizarão agentes de saúde e uma equipe da Clin para fazer o combate e controle da doença. 

Durante todo ano de 2013 e 2014, a prefeitura realizou o trabalho de prevenção contra dengue. De janeiro a setembro deste ano, apenas 322 casos da doença foram notificados. No mesmo período do ano passado, foram 11.777 notificações.

Disque-Dengue – Através da central telefônica 2621-0100, o Disque-Dengue continuará sendo a linha telefônica exclusiva para solicitação de visitas dos agentes de endemias e para denúncias de casas abandonadas, terrenos com lixo acumulando água, entre outros possíveis focos do mosquito da dengue. 

O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 13h. 


O Fluminense


Fonte: http://ofluminense.com.br