category: 37
category: 85
Guerra do tráfico chega ao asfalto - Site do bairro da Engenhoca

Guerra do tráfico chega ao asfalto

1ff-barricada-andre-redlichand4919-157487
Guerra do tráfico chega ao asfalto

Na Rua Ministro Sousa Costa, bandidos fincaram vigas de concreto e utilizam entulho para dificultar o acesso

Traficantes da Comunidade Nova Brasília, em Tenente Jardim, estão ampliando seus domínios para o asfalto. Eles fincaram vigas e colocaram entulho no início da Rua Ministro Sousa Costa, próximo à Avenida João Brasil, uma das mais movimentadas do Fonseca. Quem vive no local precisa descer do veículo e retirar o entulho para passar. Depois, é obrigado a refazer a barricada. Moradores relatam que são ameaçados de morte caso não cumpram a determinação.

Carcaças de geladeiras, lixo e móveis velhos são utilizados pelos bandidos para fazer o bloqueio da via e dificultar o acesso da polícia e de facções criminosas rivais. Os moradores contam que a barricada foi feita no início da guerra entre facções criminosas pelo domínio do tráfico de drogas nas comunidades da Zona Norte, há cerca de dois meses.

“De lá para cá temos observado uma movimentação muito estranha de homens de moto por aqui. Já teve casos de moradores subirem de carro e esquecerem de colocar um sofá no lugar. Um bandido foi na casa da moradora e ordenou que ela voltasse no início da rua para deixar da forma que encontrou”, relata um popular, destacando que serviços como coleta de lixo acabaram ficando prejudicados.

“Caminhão e veículo grande não sobem mais aqui”, lamenta.

A rua residencial também teve a rotina alterada por causa do medo. Quem chegava tarde da noite, atualmente evita fazer o mesmo. Mas de dia o local também é considerado perigoso.

“Os bandidos não ficam na rua ao longo do dia porque a comunidade fica lá em cima. No entanto, essa rota, que era pouco utilizada e quase ninguém conhecia, passou a ser utilizada. Homens de moto passam aqui para se certificar de que tudo está dentro da normalidade”, conta um morador.

O coronel Fernando Salema, comandante do 12º BPM (Niterói), diz que vai ao local para verificar a situação. No entanto, ele ressalta a importância da denúncia dos moradores.
“O trabalho da polícia é evitar situações como a encontrada pelos moradores. Vamos com uma equipe até o local e retirar essas barricadas. O morador não pode ter o seu direito de ir e vir interrompido por marginais”, frisa.

Guerra – Segundo o setor de Inteligência (P2) da Polícia Militar, desde o carnaval bandidos da facção Terceiro Comando Puro (TCP) têm tentado invadir a Nova Brasília. Outras comunidades da Zona Norte, como Santo Cristo, Coronel Leôncio e Palmeira, na Engenhoca, já foram tomadas pela rival Comando Vermelho (CV).

Fonte: http://www.ofluminense.com.br